sexta-feira, 28 de outubro de 2011

I Seminario Sobre Ensino na Saúde do Piauí: desafios e perspectivas na formação em saúde.





Dar visibilidade ao projeto e vazão ao ideário de participação e interdisciplinaridade dos diferentes centros de ensino, docentes e discentes da Universidade Federal do Piauí fora o objetivo principal do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Piauí – NESP, o qual, em parceria com o MEC/MS realizou o I Seminário sobre Ensino na Saúde do Piauí no campus Petrônio Portela da Universidade Federal do Piauí - UFPI, nos dias 03 e 04 de outubro de 2011. 

Apresentando uma proposta inovadora para o Piauí, mas que há muito é arduamente discutida no Brasil, o Seminário abordou sobre os desafios e perspectivas na formação em saúde, buscando na análise da edificação do conhecimento e sua institucionalização entender a relação intima que se estabelece entre aas comunidades acadêmico-científica e social, algo inerente à discussão que há uma década toma o cenário do país, sobretudo após o lançamento das novas Diretrizes Curriculares Brasileiras pelo Ministério da Educação.

Em parceria entre UFPI, UFRGS, NESP e GESP, foram convidadas grandes vozes da área, como Dr. Ricardo Ceccim, que abriu o evento com a conferência As perspectivas da integralidade na formação em saúde, seguida de uma roda de conversa com coordenadores, professores e discentes integrantes do NESP e GESP sobre os projetos de extensão e pesquisa sobre Ensino na Saúde, dos quais se destacaram as participações do Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa e Dr. Francisco de oliveira Barros Jr. 

A tarde do primeiro dia estruturada em grupos de discussão e rodas de conversa sobre temas importantes à educação em saúde pouco abarcados pelo modelo tradicionalista vigente, tais: 

·         Grupo 1:Ensino na Saúde e o SUS;
·         Grupo 2: Ensino em Saúde e as DCNs;
·         Grupo3: Ensino em saúde e o mercado de trabalho;
·         Grupo 4: Ensino em saúde, o mundo da vida e o mercado de trabalho;
·         Grupo 5: Ensino em saúde e outras linguagens. 

O segundo dia fora marcado por discussões sobre a abordagem das ciências sociais e humanas quanto ao ensino em saúde em Mesa Redonda composta pelo Prof. Dr. Francisco Oliveira Barros Jr., Dr. José Ricardo Barbosa Dias, Ms. Maria Rosângela de Sousa e Profª Msc. Lúcia Vilarinho, os quais abordaram temas diversos, dentre os quais se destacaram a integração da aprendizagem acadêmica ao mundo da vida e as necessidades e demandas dos grupos sociais. 

A esse primeiro momento se seguiu uma apresentação dos cursos da área da saúde da UFPI e discussão dos erros e acertos, bem como novos caminhos e perspectivas do ensino em saúde, em Mesa Redonda coordenada pelo Prof. Dr. Vilmar Moura Leal da qual tomaram parte dos Diretores dos Departamentos dos cursos da área de saúde da UFPI. 

Por fim, Mesas Redondas foram compostas ao final da tarde com os temas: Cenários e perspectivas do ensino em saúde no Piauí: práticas de ensino, pesquisa e extensão e Cenários e perspectivas do ensino em saúde no Piauí: a relação com os serviços de saúde, compostas por representantes das Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão e representantes discentes, bem como representantes da Fundação municipal de Saúde, Coordenador da CIES Entre Rios e Coordenadoria de estágios extra-curriculares da UFPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário