RESUMO:
Relato da experiência de uma Vivência-Estágio de estudantes universitárias da área da saúde, na realidade do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Sul (VER–SUS/RS), realizada pela Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ESP/RS). A Vivência-Estágio teve o objetivo de promover o encontro de estudantes de graduação de forma interdisciplinar e o intercâmbio entre docentes e trabalhadores da área da saúde pública; oportunizar o debate das políticas de saúde no Sistema Estadual de Saúde; ativar o pensamento reflexivo sobre a indissociabilidade gestão-atençãocontrole social e a visão intersetorial na condução do Sistema Único de Saúde (SUS). Nossa vivência ocorreu de forma voluntária, visitando as 6ª e 10ª Coordenadorias Regionais de Saúde. Nossas atividades compreenderam a participação em reuniões com gestores e do Conselho Municipal de Saúde, a observação dos atendimentos em saúde e o conhecimento das instalações onde ocorriam os mesmos. Esta experiência foi importante para nossa formação profissional e a continuidade deste projeto é fundamental para a complementação universitária dos estudos na área da saúde para uma real compreensão do funcionamento do SUS.
RESUMO:
Objetivo: Este estudo qualitativo objetivou conhecer o significado do Programa Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) para a formação do acadêmico da saúde. Métodos: Participaram dez graduandos de escolas públicas e privadas. Os dados foram analisados pela técnica da análise temática, na qual emergiram três categorias: o conhecimento do SUS no processo de formação; o VER-SUS como instrumento para inserção na política estudantil e/ou movimentos sociais; o VER-SUS e a formação acadêmica. Resultados: Os resultados revelaram que a participação no VER-SUS contribuiu para o aprimoramento individual, destacando sua importância, enquanto política pública. Foi um fator desencadeador da participação em movimentos sociais, particularmente no estudantil e apesar da qualidade da vivência, dificilmente será aplicada pelo coletivo, em decorrência de pouco conhecimento e/ou reduzido interesse dos docentes sobre o SUS. Conclusão: O VER-SUS é importante para a formação, apesar da pequena abrangência, pode contribuir para a formação política dos futuros profissionais. Possibilita a inserção interdisciplinar e interprofissional na formação.
Objetivo: Este estudo qualitativo objetivou conhecer o significado do Programa Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) para a formação do acadêmico da saúde. Métodos: Participaram dez graduandos de escolas públicas e privadas. Os dados foram analisados pela técnica da análise temática, na qual emergiram três categorias: o conhecimento do SUS no processo de formação; o VER-SUS como instrumento para inserção na política estudantil e/ou movimentos sociais; o VER-SUS e a formação acadêmica. Resultados: Os resultados revelaram que a participação no VER-SUS contribuiu para o aprimoramento individual, destacando sua importância, enquanto política pública. Foi um fator desencadeador da participação em movimentos sociais, particularmente no estudantil e apesar da qualidade da vivência, dificilmente será aplicada pelo coletivo, em decorrência de pouco conhecimento e/ou reduzido interesse dos docentes sobre o SUS. Conclusão: O VER-SUS é importante para a formação, apesar da pequena abrangência, pode contribuir para a formação política dos futuros profissionais. Possibilita a inserção interdisciplinar e interprofissional na formação.
ESTÁGIO DE VIVÊNCIA NO SUS – FEIRA DE SANTANA-BA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ESTÁGIO DE VIVÊNCIAS NO SUS – BA
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