Evento que discute as perspectivas da formação em saúde como campo amplo de saberes e fazeres em saúde em sua dialogia com o mundo da vida, igualmente dinâmico, condicionado por traços culturais de modos de vida. Discute a formação acadêmica nas várias áreas da saúde e sua comunicação com a prática futura. Acontecerá em conjunto com o II Congresso Piauiense de Saúde Pública, na cidade de Luís Correia, no SESC-Praia, dia 29 de agosto de 2012. SUBMISSÃO DE TRABALHOS Haverá espaço para apresentação de trabalhos nas modalidades Oral e Pôster. Todos os trabalhos aceitos serão publicados em anais. Alguns autores, pela qualidade de seus trabalhos, serão convidados a enviar artigos completos para publicação em capítulo de livro. Maiores informações serão postadas em breve. DOS TRABALHOS: TODOS OS TRABALHOS DEVEM SER POSTADOS NO SITE: http://www.pesquisapiaui.com.br/copisp/interna.php?id=15 OBSERVAÇÃO: OS TRABALHOS DEVEM SER POSTADOS NO EIXO DE ENSINO EM SAÚDE. DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS: 12/06/2012
CONTATO: gesp.ufpi@gmail.com
ORGANIZAÇÃO: NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE PÚBLICA - NESP/UFPI GRUPO DE ESTUDOS EM SAÚDE PÚBLICA - GESP/UFPI;Preparem-se! |
sexta-feira, 20 de abril de 2012
PREPAREM-SE!!!
terça-feira, 17 de abril de 2012
INFORMES PMAQ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE PÚBLICA - NESP
Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga, Teresina, Piauí, Brasil; CEP 64049-550 SG – 14 / Telefone/FAX: (86) 3215-5644.
Pesquisa PMAQ*:
Oficina de capacitação e treinamento para entrevistadores do PMAQ.
Local: Campus Universitário da Ininga (UFPI –Teresina/PI)
Data: abril 2012 | Horário | Localização |
16 (2º feira) | 8 às 12 horas | Núcleo de tecnologia da Informação – NTI sala 281 |
| 14 às 18 horas | Núcleo de tecnologia da Informação – NTI sala 280 |
18 (4ª. Feira) | 8 às 12 horas | Laboratório de Ensino à Distância – sala 02. Bloco: Engate do SG1 |
Obs: Novas datas e horários serão posteriormente divulgados.
MAIS INFORMAÇÕES:
(86) 3215-5644
(86) 9800-4199
(86) 8113-6959
*PMAQ- Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica
PMAQ - Avaliação das Equipes da Estratégia Saúde da Família
SOBRE O PMACQ
PMAQ - Avaliação das Equipes da Estratégia Saúde da Família
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta quarta-feira (4), o início da terceira etapa de avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), no auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília. Serão avaliadas 17.482 Equipes de Saúde da Família (ESF) que atendem 3.972 municípios brasileiros. O programa, criado em 2011, destina mais recursos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que cumprem metas na qualificação do trabalhado das equipes de saúde.
Ao todo, serão destinados quase R$ 800 milhões para as equipes bem avaliadas pelo PMAQ apenas em 2012. A previsão é que este valor seja ainda maior ano que vem. O ministro Alexandre Padilha garantiu que as equipes que atingirem padrões de qualidade terão até o dobro de recursos. “Com isso vamos incentivar os municípios a se esforçarem no atendimento ao usuário do SUS. Não basta atender, queremos também um atendimento de qualidade”, explicou o ministro
Para definição da qualidade das equipes, os avaliadores entrevistarão usuários e profissionais e analisarão o atendimento prestado, a infraestrutura e a disponibilidade de medicamentos. Este conjunto de critérios compõe uma certificação, pelo qual será definido o desempenho das equipes.
CHAMADA DOS ENTREVISTADORES SELECIONADOS
O NESP-UFPI está participando do processo de certificação, junto com outras instituições de ensino do país e é responsável pelo processo de avaliação externa das equipes de Saúde da Família do Estado do Piauí.
Para participar da seleção é necessário ter preferencialmente nível superior com experiência na área de saúde e de coleta de dados primários, habilidade para utilizar computadores e recursos de conectividade. Boa capacidade de comunicação, disponibilidade de 40 horas semanais e residir no estado para o qual está se candidatando são outras exigências. As atribuições do entrevistador são: realizar observação e registro das unidades básicas de saúde nos municípios dos estados acima citados; aplicar instrumento de coleta de dados junto aos profissionais das equipes de atenção básica e aos usuários nas unidades; enviar resultados coletados e elaborar relatórios do trabalho de campo.
O processo seletivo será composto de duas etapas. Na primeira, de caráter eliminatório, será verificado o atendimento às exigências desta chamada pública e selecionados os primeiros candidatos. A segunda etapa consistirá na participação do candidato na Oficina de Formação Inicial de Entrevistadores. No Piauí, a pesquisa e a Oficina de Formação será realizada pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Acesse as condições de participação estabelecidas para o processo seletivo no site: http://www.ufpi.br/nesp/materias/index/mostrar/id/6769
terça-feira, 3 de abril de 2012
1ª REUNIÃO COM OS NOVOS MEMBROS DO GESP-PI
Assinar:
Postagens (Atom)